#BANG - Dica para retirar o fundo verde e manter os fios de cabelos e barbas (PT-BR)

4:17 PM Julliany Danitz 0 Comments



Language: Portuguese - BR
Photoshop Language: Portuguese - BR
Version: Photoshop CS6 Portable (Estou editando de um notebook bem ruim XD Essa técnica pode ser usada em praticamente todas as versões do Photoshop por que as ferramentas são as básicas;) 

Boa tarde,

Hoje vou deixar um "macete" muito útil para aqueles que gostam de editar, ou que querem aprender a editar fotos do Second Life no Photoshop. Essa dica também serve para aqueles que como eu, não tem um gráfico muito bom, gostam do efeito com fundo desfocado e não conseguem esse resultado com os gráficos disponíveis no jogo. 
É importante ressaltar que existem inúmeras formas de remover fundo verde, mas em sua grande maioria, você não terá um bom resultado com os fios de cabelo e objetos transparentes (Alguns resíduos de linhas verdes, ou recortes errados continuaram na camada, forçando você a remove-los manualmente). Vou descrever para vocês passo-a-passo do que eu faço para recortar esse fundo de maneira eficaz e rápida.

Passo 1 - FOTOS NECESSÁRIAS PARA A MONTAGEM

Você irá precisar de 3 fotos que deverão ser tiradas dessa forma:

Crie um objeto retangular para ser utilizado como fundo. Edite-o colocando nele a cor verde, uma textura branca e marque a opção Full Bridge (Isso é extremamente importante, se o fundo verde estiver com alguma luz ou sombra a seleção não será eficaz, o Full Bridge deixará o objeto sem reflexos e sombras.)


Configure os gráficos de sua preferência e tire uma foto do avatar em frente ao fundo verde:


Depois que você tirar a primeira foto, NÃO MOVA A CÂMERA. Exatamente no mesmo ângulo, edite o objeto de fundo e troque sua cor para uma tonalidade próxima a dos fios de cabelo e barba que você quer manter ao retirar o fundo. (Se no seu caso for um objeto com transparência ao invés de cabelos, como um copo de vidro branco por exemplo, você precisará mudar o fundo para branco.)
No caso da minha foto de exemplo, o cabelo e a barba do meu avatar são castanhos, então eu utilizei a cor marrom no fundo. 


Você pode observar que as duas fotos são exatamente iguais com exceção da cor de fundo. Qualquer diferença de posição entre elas irá prejudicar o resultado do corte.



A ultima foto que você precisa ter é a do fundo. Mantendo o mesmo gráfico, tire uma foto com o fundo que você quer adicionar a imagem, ou se você quiser adicionar um fundo diferente apenas salve-o em seu computador.



Passo 2 - MONTANDO A IMAGEM PARA A EDIÇÃO

Depois de tiradas as 3 imagens necessárias, comece abrindo as duas fotos do seu avatar no Photoshop. Selecione completamente a foto com o fundo verde e a copie (Ctrl+C). Abra a guia da foto com o fundo de outra cor e cole a camada em cima (Ctrl+V). A imagens devem ficar na exata posição uma da outra, para que a seleção do fundo de uma também ocupe o mesmo lugar da outra foto, como no exemplo: 


Agora que você tem a foto com as duas camadas, clique simbolo de "olho" na camada com o fundo de outra cor (No meu caso a camada FUNDO MARROM) para oculta-la.


Clique na camada com o fundo verde na lista de camadas:


Vá na opção Selecionar > Intervalo de cores. Na janela que abrir, aumente o índice para 200, com o conta-gotas que aparecer no lugar do simbolo do mouse, clique em cima da cor verde do fundo e de OK;


A seleção será criada, ocupando toda a cor verde da foto. O objetivo é copiarmos o avatar e não o fundo, para isso temos que inverter a seleção. Utilize o atalho Ctrl+Shift+I para inverter.

Agora, clique novamente no olho ao lado da camada com fundo de outra cor (No meu caso FUNDO MARROM) para torna-la visível novamente, e oculte a camada com fundo verde clicando no simbolo de olho.


Clique na camada com o fundo de outra cor (No meu caso, FUNDO MARROM) na lista de camadas, e agora você pode copiar o conteúdo da seleção dela usando Ctrl+C.



Abra no Photoshop o fundo desejado, e use Ctrl+V para colar o avatar em cima dele. Você pode observar que a seleção foi precisa nos fios de cabelos.


BÔNUS: O que aconteceria se você não tivesse tirado a foto com o fundo da cor do cabelo e aplicado a seleção somente na foto com fundo verde: 



Passo 3: FUNDO DESFOCADO

Para fazer o efeito de fundo desfocado, clique na camada do fundo. Vá na opção Filtro > Desfoque > Desfoque de caixa. Na janela que abrir, configure o raio para o desfoque de sua preferência. 



É isso pessoal, espero que essa dica seja útil para vocês o tanto que é para mim, eu uso ela em todas as minhas postagens. Obrigado por acompanhar até aqui!


(Meu resultado com esse corte, combinando outras edições de luzes)

0 comments: